Socioculturais
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem
(EVA).
1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em:
.
Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl
Marx. (3,0)
Observamos nessa realidade, a venda da força de trabalho, característica do
Capitalismo, contudo, a exploração do proletariado. A exploração faz parte do referencial teórico de Marx, o qual refere-se às relações de exploração partindo da burguesia sobre o proletariado. Isso porque os trabalhadores, a fim de assegurar sua sobrevivência, se submetem a vender sua força de trabalho ao empresário capitalista, proprietários dos meios de produção.
Segundo a concepção de Marx, de acordo com os meios necessários para a subsistência, será determinado o valor do salário, que convém ao seu nível de vida atual. Mas, com isso, há quem se apropria dos excedentes do trabalho, quem possui mais capital e o nível de vida superior, ocorrendo a desigualdade social. Esse excedente, que transformado em riqueza, sendo a alma do capitalismo, é chamado de mais-valia. Pois uma coisa é quanto a força de trabalha vale, ou seja, o salário, e outra é quantos o trabalho vai render.
Na notícia presente, é apresentado uma situação de mais-valia, pois o dinheiro arrecadado pelos donos das oficinas, origina-se dos trabalhadores explorados. O lucro destas explorações é arrecadado a partir da venda das mercadorias confeccionadas pelos trabalhadores. Nesse caso, a burguesia, quem detém o acúmulo do capital, é a empresa a qual é direcionada as