ENRIQUECIMENTO ABRANGENTE
Esse modelo concentra-se em desenhar unidades individualizadas de trabalho, cada uma executada por um único empregado. Não é apropriado para trabalhos que devem ser executadas por grupos de trabalhadores em estreita interação.
Embora nem a ampliação horizontal nem a vertical sejam capazes de contrabalançar o excesso de simplificação de tarefas quando usados isoladamente, programas de enriquecimento abrangente do cargo, que combinam melhorias horizontais e verticais normalmente obtêm bastante sucesso no estímulo à motivação e à satisfação. Diversos programas desse tipo estão baseados no modelo de desenho do trabalho desenvolvido por J. Richard Hackman e Greg Oldham.
De acordo com Hackman e Oldham, os cargos que tendem a motivar o desempenho e a contribuir para a satisfação do trabalhador evidenciam quantidades elevadas de cinco características essenciais ao trabalho:
Variedades de habilidades – o ocupante do cargo deve utilizar uma série de diferentes habilidades e conhecimentos pessoais no desempenho de suas atividades.
Identidade com as tarefas – o ocupante do cargo consegue identificar o resultado do seu trabalho, ou seja, um produto visível que pode ser reconhecido como resultado do desempenho pessoal.
Importância das tarefas – o ocupante consegue perceber o impacto importante do seu trabalho na vida das outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho, clientes ou indivíduos do ambiente.
Autonomia – é a liberdade, independência e arbítrio que o ocupante tem para programar o trabalho e decidir quais procedimentos utilizar em sua realização.
Feedback – o trabalhador tem informações claras e diretas sobre a eficácia de seu desempenho.
Essas características essenciais influenciam os empregados na medida em que experimentam três estados psicológicos críticos ou reações pessoais internas aos seus trabalhos.
Experiência do significado do trabalho – o trabalhador percebe que o resultado do trabalho é útil e valioso para