SLIDE - TENDENCIAS - STATUS ATUAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS EM SAÚDE NO BRASIL
Tecnólogo em Radiologia
Discentes:
Thálita Farias
Josenilson Menezes
Monize Rochelle
Ronieriton Fernandes
STATUS ATUAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
EM SAÚDE NO BRASIL
TENDÊNCIAS
A Saúde e a medicina tem vindo a ocupar um lugar cada vez mais importante na pesquisa em ciências sociais e humanas. A pesquisa sobre temas ligados a saúde e a medicina tem assumido, ao longo das três ultimas décadas, cada vez mais peso universal das ciências sociais e humanas.
Hoje já não existe uma teoria que passa ser considerada como propriamente paradigmática nos estudos sociais sobre saúde/doença. As reformulações que vem sendo proposta nas ultimos anos têm exigido, por parte dos pesquisadores, um constante diálogo crítico com um campo conceitual já consolidado.
As teorias tradicionais vem sendo reavaliada e submetidas, em maior ou menos, a uma crítica interna de tal forma que possam incorporar outras correntes do pensamento social.
PERSPECTIVAS INTERPRETATIVA
Utilizamos esse termo como uma espécie de matriz do conhecimento que embora não torne a forma de regras explícitas e não seja verificada à luz da experiência, orienta um determinado corpo teórico em sua tonalidade pela sugestão de problemastipos e soluções.
PERSPECTIVA ESTRUTURAL
Parte do pressuposto de que a natureza da realidade social é objetiva, isto é, composta de estruturas de ideias, valores, modelos ou estruturas materiais de relação.
Essas estruturas são:
• Atributos de indivíduos;
• Estão além de qualquer consciência individual;
• Estabelecem quadros que limitam e possibilitam as ações dos autores sociais.
“ O SER ABSOLUTO ”
A tradição racionalista admite, portanto, a existência de um ser absoluto, uma ideia reguladora, tomada como ponto de partida para a explicação da realidade humana.
O Absoluto é concebido de forma sistemática, a essência mesma das coisas, e se manifesta, fenomenaliza-se, no tempo e no espaço.