Engenheiro
Eng. dos materiais – desenvolver modos ou maneiras de converter ou transformar materiais em dispositivos ou estrutura.
2)
Composição – indica a constituição química do material
Estrutura – descrição detalhada do arranjo dos átomos
Síntese – modo como os materiais são feitos, a partir de substâncias químicas encontradas na natureza ou sintetizadas pelos homens.
Processamento – diz respeito ao modo como os materiais são transformados em componentes úteis e com propriedades adequadas.
3)
Subatômico (átomo individualizado); Atômico (relação de um átomo com outro); Microscópico (arranjo dos átomos) e Macroscópico (verificação do material).
4)
Porque a estrutura está relacionada com as propriedades do material.
5)
Condições de operação, propriedades, tipo de degradação e custo-benefício.
6)
Para apresentarem a combinação das melhores características de cada material constituintes (propriedades que não são encontradas em nenhum material individualizado).
7)
Materiais que não podem produzir substâncias tóxicas, devem ser compatíveis com o tecido humano, um material que as pessoas possam utilizar no nosso corpo sem causar rejeição. Ex: Platina.
8)
Vela de ignição – cerâmica
Bloco do motor – ferro fundido com alumínio
Pontes da bateria – ferro e chumbo
Pneus – borracha
Fiação elétrica – cobre
9)
Custo, tempo de vida, aparência e finalidade.
10)
Metais – átomos organizados numa estrutura repetitiva, resistência, denso, condutor de eletricidade e calor, brilho metálico. Ex: Ouro (Au), Cobre (Cu) e Prata (Ag)
Cerâmicos – composição de elementos metálicos e não-metálicos, isolantes de calor e eletricidade, dureza, porosidade, resistente a altas temperaturas. Ex: Porcelana, cimento, telha, vidro.
Polímeros – compostos orgânicos (baseados em carbono e hidrogênio), constituídos de moléculas grandes, flexível,