caracterização do bioma PANTANAL
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Coordenadoria de Educação a Distância
Caracterização do bioma:
PANTANAL
DISCIPLINA: Ecologia Geral
Maceió, Setembro de 2013.
Universidade Aberta do Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
Coordenadoria de Educação a Distância
Caracterização do bioma:
PANTANAL
Trabalho apresentado a disciplina de
Ecologia Geral como requisito parcial para obtenção da nota.
Maceió, Setembro de 2013.
Definição de bioma: PANTANAL
Localização
Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Dimensão/área aproximada
Aproximadamente 150.355 km²
Participação em % da área total do país
Ocupa 1,76% da área total do território brasileiro
Características da flora/vegetação
O bioma Pantanal mantêm 86,77% de sua cobertura vegetal nativa. A vegetação não florestal (savana [cerrado], savana estéptica [chaco], formações pioneiras e áreas de tensão ecológica ou contatos florísticos [ecótonos e encraves]) é predominante em 81,70% do bioma. Desses, 52,60% são cobertos por savana (cerrado) e 17,60% são ocupados por áreas de transição ecológica ou ecótonos. Os tipos de vegetação florestais (floresta estacional semi-decidual e floresta estacional decidual) representam 5,07% do Pantanal. A maior parte dos 11,54% do bioma alterados por ação antrópica é utilizada para a criação extensiva de gado em pastos plantados (10,92%); apenas 0,26% é usado para lavoura.
Diversidade da flora/vegetação
Segundo a Embrapa Pantanal, quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas no bioma e classificadas de acordo com seu potencial, e algumas