Residuos e Reciclagem
A reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais e transforma-los novamente em matéria-prima para originar um novo produto.
Muitos materiais que consumidos diariamente podem ser reclinados como o papel, o vidro, o metal e o plástico.
A grande vantagem da reciclagem é a minimização de utilização de fontes de energia natural para a criação de nova matéria-prima. A reciclagem permite também minimizar a quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final – como incineração e os aterros sanitário – pois ao reciclar aproveita-se grande parte do lixo produzido pelas pessoas.
O papel é um dos materiais que se pode reciclar:
Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca:
· 22 Árvores
· 75% de energia eléctrica
· 74% de poluição para atmosfera
Porque para fabricar uma tonelada de papel novo implica:
· Corte de 10 a 20 árvores
· 10 mil litros de água
· 5 MW/H de energia eléctrica
Já fabricar uma tonelada de papel reciclado implica:
· 1,5 toneladas de papel velho
· 2,5 litros de água
· 2,5 MW/H de energia eléctrica
A reciclagem é portanto a forma de contribuirmos para a preservação do ambiente, pois ao estar a reduzir a quantidade de lixo que produzimos estamos também a minimizar a produção de águas residuais e gases poluentes que são resultado da decomposição do lixo dos aterros sanitários. A reciclagem diminui ainda, como exemplificado acima, a quantidade gasta em recursos naturais para a produção de matéria-prima.
Alem de todos os benefícios ambientais e de saúde pública a reciclagem origina empregos directos, pois são precisas empresas especializadas na recolha: criando empregos de condutores de camiões, cantoneiro, pessoas de linha de triagem etc. Empresas especializadas na reciclagem dos materiais que necessitam de empregados de armazém, distribuidores, operadores para as máquinas, para o embalamento do material resultante etc.
Resíduos Sólidos Urbanos
Ao lixo produzido pelas