Reciclagem dos Residuos
Benefícios Ambientais.
Os resíduos sempre são gerados seja para bens de consumo duráveis (edifícios, pontes e estradas) ou não-duráveis (embalagens descartáveis). Neste processo, a produção quase sempre utiliza matérias-primas não-renováveis de origem natural. No modelo atual de produção , não apresentava problemas até recentemente , em razão da abundância dos nossos recursos naturais.
Com a intensa industrialização, advindas de novas tecnologias, com o crescimento populacional e o aumento de pessoas em centros urbanos, os residuos se transformaram em graves problemas urbanos. Esses problemas se deram por conta de, escassez de áreas de deposição , altos custos sociais no gerenciamento de resíduos, problemas de saneamento público e contaminação .
De uma forma geral, os novos ciclos para a construção tentam aproximar a construção civil do conceito de desenvolvimento sustentavel , entendido aqui como um processo que leva à mudanças na exploração de recursos, na direção dos investimentos, na orientação do desenvolvimento tecnológico e nas mudanças institucionais, todas visando à harmonia as aspirações e necessidades humanas presentes e futuras. Este conceito não implica somente multidisciplinariedade, envolve também mudanças culturais e educação ambiental.
Desta forma, a reciclagem na construção civil pode gerar inúmeros benefícios citados abaixo:
- Redução no consumo de recursos naturais não-renováveis, quando substituídos por resíduos reciclados
- Redução de áreas necessárias para aterro, pela minimização de volume de resíduos pela reciclagem. Destaca-se aqui a