O que é modo de produção
Para que possamos compreender o que é modo de produção é necessário que voltemos no tempo. Tudo começa no final do século XVIII e início do século XIX com o surgimento de grandes transformações socieconômicas conhecidas como Revolução Industrial e evolução Francesa. Destacamos que a Revolução Industrial na Inglaterra foi marcada pela introdução da produção manufatureira e da produção industrial (se referi a uma grande variedade de atividades humanas, e assim descrevendo a transformação de matérias primas em produtos terminados para sua comercialização ) já a Revolução Francesa é conhecida pela centralização política, ou seja, enquanto uma pequena minoria usufruia dos benefícios oferecidos pela nobreza, a maioria da população francesa vivia na situação de miséria, alimentando-se com os seus trabalhos e seus impostos altíssimos, a desigualdade era predominante. E assim podemos dizer que o Modo de produção Capitalista é liderado pela minoria social, denominada BURGUESIA, ou seja, os donos dos grandes meios de produções Ex. (empresas, indústrias, maquinário etc ) ele dominam a classe operária, denominada de PROLETARIO.
Para Marx, o estudo de modo de produção é fundamental para compreender como se organiza e funciona uma sociedade. As forças produtivas e relações de produção são condições naturais e histórica de toda atividade produtiva que ocorre na sociedade. Isso constitui o que Marx denominou ‘‘ Modo de Produção ”.
Obs: Forças produtivas
As forças produtivas incluem o próprio homem, na qualidade de produtor, e os meios materiais e intelectuais de que necessita para produzir. ou Na economia marxista, forças produtivas são os elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar uma natureza.
Resumidamente, as relações de produção: são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material Segundo a teoria marxista.