Contos de tradição oral e jogos teatrais
Introdução
Este trabalho analisa alguns aspectos da narrativa oral, assim como a importância dos Jogos Teatrais para o ofício do contador de histórias. Salientando a narrativa oral como importante transmissora dos saberes da cultura popular e destacando o narrador ou contador de histórias como agente fundamental para manter viva esta tradição milenar. O desempenho do contador de histórias depende de sua voz, gestos, olhares e pausas, elementos que tornam a palavra mais significativa para quem escuta. Os Jogos Teatrais são elementos capazes de proporcionar maior segurança na hora do conto, além de facilitar a dicção, concentração e expressão corporal dos contadores de histórias.
1. Contos de tradição oral
A narrativa oral é a antiga arte de exprimir eventos reais ou fictícios em palavras, imagens e sons.
Histórias têm sido compartilhadas em todas as culturas e localidades como um meio de entretenimento, educação, preservação da cultura e para incutir conhecimento e valores morais.
A narrativa oral é frequentemente considerada como sendo um aspecto crucial da humanidade. Os seres humanos têm uma habilidade natural para usar comunicação verbal para ensinar, explicar e entreter, o que explica o porquê da narrativa oral ser tão preponderante na vida cotidiana.
1.1 A evolução da narrativa oral
As primeiras formas de narrativa eram orais, combinadas com gestos e expressões: palavras eram faladas de uma pessoa para outra num esforço de comunicar uma mensagem ou sentimento. Histórias também eram vistas em desenhos em rochas e paredes de cavernas.
Com a invenção da escrita, histórias foram gravadas, transcritas e compartilhadas através de grandes regiões do mundo. A medida que as atividades humanas se tornaram mais refinadas e complexas, histórias visuais foram sendo apresentadas em imagens gravadas em madeira, bambu, marfim e pedra, pintadas sobre tela, seda e papel, gravadas em filme e armazenadas