Modos de produção
MODOS DE PRODUÇÃO
Goiânia 9 de abril de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Departamento de Administração
Teorias Sociológicas
Professor:
Aluno:
Modos de Produção
Os modos de produção são a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
Modo de produção asiático:
O modo como se estruturava a economia e a produção de bens nos primeiros estados surgidos no Oriente, como por exemplo, Índia, China, África e Egito.
Tomando como exemplo o Egito, no tempo dos faraós, vamos notar que a parte produtiva da sociedade era composta pelos escravos, que eram forçados, e pelos camponeses, que também eram forçados a entregar ao Estado o que produziam. A parcela maior prejudicando cada vez mais o meio de produção asiático.
A agricultura, que fez o homem abandonar o nomadismo, continuava sendo a mola propulsora de todas as comunidades mais avançadas que iam surgindo, mas agora, quem era responsável pelo cultivo eram comunidades de camponeses presos à terra, que não podiam abandonar seu local de trabalho e viviam sob um regime de servidão coletiva, ou seja, os responsáveis, em última análise, pelo sustento de todo um estado, já sofriam sob um regime de exploração de alguém que conseguiu arregimentar poder através da força.
Fatores que determinaram o fim do modo de produção asiático:
A propriedade de terra pelos nobres;
O alto custo de manutenção dos setores improdutivos;
A rebelião dos escravos.
Escravista.
Na sociedade escravista os meios de produção nos quais se incluíam os próprios escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, assim como um animal ou uma ferramenta.
Assim, no modo de produção