Os modos de produção
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção (instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc...).
Existem 6 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Comunista.
1. Modo de Produção Primitivo O modo de produção primitivo fora desenvolvido na pré-história, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimento.
Na comunidade primitiva os homens trabalhavam em conjunto. Os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, ou seja, de todos. Não existia a idéia de propriedade privada dos meios de produção.
Esse modo de produção não incluía a opressão das classes pobres pelas classes mais poderosas, porque ainda não existia a idéia de classes sociais.
2. Modo de Produção Asiático (escravista)
O modo de produção asiático teve início em 2500 a.C. Esse modo de produção predominou o Egito, na China, na Índia e também na África do século passado. A base da economia era a agricultura que era praticada por comunidades de camponeses que não podiam abandonar seu local de trabalho e viviam submetidos a um regime de trabalho compulsório.
Fatores que determinaram o fim do modo de produção asiático:
• A propriedade de terra pelos nobres;
• O alto custo de manutenção dos setores improdutivos;
• A rebelião dos escravos.
3. Modo de Produção Feudal
O feudalismo foi um modo de organização social e política baseado nas relações servo-contratuais (servis). Surgiu no período da decadência do Império romano e predominou na Europa durante a Idade