Biomas Brasileiros
No Brasil, com a disseminação do conceito da biodiversidade e visando ressaltar a riqueza biológica e genética, o bioma tem estado sempre associado ao conceito de conservação e sua visualização vem sendo buscada através da agregação dos ecossistemas por proximidade e regionalização.
Bioma, ou formação planta - animal, deve ser entendido como a unidade biótica de maior extensão geográfica, compreendendo varias comunidades em diferentes estágios de evolução, porém denominada de acordo com o tipo de vegetação dominante.
Os biomas existentes no Brasil são:
Mata Atlântica
Amazônia
Pantanal
Cerrado
Caatinga
Pampa
Veja no mapa abaixo a localização dos biomas:
Agora vamos ver como cada um dos tópicos são constituídos.
Bioma Mata Atlântica
A Mata Atlântica é o mais importante dos 6 biomas brasileiros e um dos hotspots mais valiosos da Terra. Devido à riqueza excepcional da biodiversidade dos seus ecossistemas, sua beleza natural e seu valor universal para a humanidade, as áreas remanescentes foram declaradas Reserva da Biosfera pela Unesco em 1992 e inscritas como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1999.
Embora menos conhecida internacionalmente que a Amazônia, e formando com ela as duas maiores e mais importantes florestas tropicais do continente Sul-Americano, a Mata Atlântica é a floresta-mãe da Nação Brasileira. À época da chegada dos portugueses, em 1500, essa floresta se estendia contínua por mais de 1.300.000 km2, área duas vezes maior que a França, o que corresponde a cerca de 15% do atual território brasileiro. Da cobertura original de 1.300.000 km2 restam hoje apenas oito porcento no litoral dos estados São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (Reservas do Sudeste) e uma pequena parte no sul da Bahia (onde são Reservas da Costa do Descobrimento).
Devido à variações ambientais extremas neste bioma, sua biodiversidade é extremamente alta. A Mata Atlântica contêm cerca de 250 espécies de