engenheiro
Higiene e Segurança do Trabalho – 2/2013
Professor Suélio
TRABALHO EM GRUPO 1
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS E ANÁLISE ERGONÔMICA
07/11/2013
Sumário
1. Atividade
2. Análise preliminar de riscos (APR)
3. Análise ergonômica do trabalho
4. Conclusão
5. Referências
1. Atividade
A atividade escolhida pelo grupo para análise foi choques elétricos em instalações elétricas. Podendo ocorrer, por exemplo, quando um determinado cabo não é totalmente desenergizado e, por ventura, seja tocado por uma pessoa, a qual poderá sofrer uma descarga elétrica.
Ambientes elétricos sempre requerem cuidados. Quando se trata de instalações elétricas, a atenção deve ser redobrada, justamente por existir uma elevada probabilidade de ocorrer acidentes. Além de riscos envolvendo choques elétricos, instalações de tomadas médias, altas ou baixas também podem causar lesões corporais como dores na coluna ou fraturas, propiciando uma complexa análise ergonômica.
2. a)Análise preliminar de riscos (APR)
A técnica da Análise Preliminar de Riscos foi escolhida para analisar os riscos existentes nas instalações elétricas e trata-se de um método qualitativo de análise o qual deve preceder a realização da atividade. Seu principal objetivo é eliminar as fontes de riscos, adequando e capacitando o funcionário para a realização de determinada tarefa.
A APR não elimina a necessidade de outras analises de risco, mas as antecede. Entre suas vantagens, podemos citar o reconhecimento de potenciais riscos antes da execução atividade, possibilitando um preparo adequado do ambiente, da equipe e do equipamento utilizado. Dessa forma, durante a execução da atividade os riscos já podem ter sido eliminados ou controlados. Além disso, a APR facilita a criação de diretrizes para a execução da atividade, permitindo a sua padronização e a sua divulgação para