Engenheiro
É muito antiga a preocupação do homem em conhecer o meio no qual se desenrola sua vida, algumas vezes por curiosidade, outras com fins econômicos ou políticos.
Para conhecimento a Fotogrametria surgiu como método de analisar fotografias, esta definição atual também engloba dados provenientes de sensores remotos. Esta definição também inclui duas áreas distintas: fotogrametria (métrica), num sentido mais restrito, referindo-se aos métodos de obtenção de dados quantitativos, como coordenadas, áreas, etc.., a partir dos quais são elaborados os mapas e cartas topográficas; fotointerpretação, que consiste em obter dados qualitativos a partir da análise das fotografias e de imagens de satélite. Devido ao grande volume de trabalhos nesta área, convencionou-se classificá-la dentro da área de Sensoriamento Remoto.
2 – OBJETIVO
Calcular a área por dois métodos de cálculo de áreas fotográficas. Compara e discutir.
Caracterizar os método.
3 – DESENVOLVIMENTO
Pode-se realizar o cálculo de área em fotografias aéreas pelos seguintes métodos:
3.1 – Processo Geométrico
O cálculo de áreas pode ser feito pela geometria do desenho, através de figuras geométricas conhecidas: triângulos, quadrados, trapézios, e outras. O desenho de um levantamento topográfico é feito através da redução das medidas no terreno mediante uma Escala. A figura resultante, pela sua extensão, pode ser irregular, o que ocorre na maioria das vezes. Daí, esta figura pode ser decomposta em figuras geométricas das quais se conhecem as fórmulas básicas para o cálculo da área de cada uma e, depois, faz-se o somatório das mesmas para se obter a área final. Seja afigura seguir:
A área da total será a soma ST = S1 (TRIÂNGULO) + S2 (TRIÂNGULO) + S3 (TRAPÉZIO)
Cabe ao profissional escolher a forma de decomposição mais conveniente, a fim de que as medidas das alturas dos triângulos e bases dos trapezius sejam as mais rigorosas possíveis.
Para alinhamentos retos e