Período Colonial
O começo da Colonização
A colonização dos portugueses no Brasil teve inicio em 1530, tendo como características, civilizar, explorar, povoar, exterminar, conquistar e dominar. Sendo os termos, civilizar, explorar, exterminar, dominar e conquistar, estando exatamente ligados com relações de poder de certa civilização sobre outra, melhor dizendo, os portugueses controlando os domínios e conquista indígenas. Explorar e povoar refere-se à exploração e o povoamento na América.
A coroa Portuguesa iniciou o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV e seu principal objetivo era a expansão comercial e a procura de produtos para comercializar na Europa, para lucrar, porém há outros motivos como a expansão do cristianismo (catolicismo), a índole aventureira das navegações, com a tentativa se superar os perigos do mar (reais e imaginários) e a expansão territorial portuguesa (territórios além-mar).
A cana-de-açúcar sofria de grande procura e de alto valor associado ao produto na Europa, os portugueses resolveram trazer a cultura da cana-de açúcar para o Brasil (por sua grande quantidade de terras, e da simples adaptação ao clima brasileiro e das novas técnicas de cultivo) tendo como os primeiros engenhos no litoral paulista e do nordeste, hoje localizada Pernambuco, onde a produção de açúcar se tornou um empreendimento rentável. Nessas propriedades de produção de açúcar, quem mandava era o senhor de engenho que morava na casa grande e exercia grandes extensões de terra conhecidos como latifúndio.
Portugal tinha o monopólio do comércio no Brasil, somente eles obtinham o poder e direito de vender e comprar para outros países as riquezas brasileiras, como o açúcar produzido no Brasil, que para chegar à Espanha ou Itália, teria que passar antes pelos portugueses.
Mão de obra escrava
Para a produção de açúcar progredir os portugueses usaram a mão de obra escrava sendo eles os indígenas (XVI), pois era a forma mais