engenheiro
O presente trabalho tem por finalidade desenvolver um sistema sustentável para prédios residências e ou comerciais. O objetivo principal é aproveitar fontes de energia que em situações cotidianas são desperdiçadas e convertendo-as em energia elétrica, possibilitando a sua reutilização. Para isso, fez-se uma análise de todas as possíveis fontes fornecedoras, assim como um estudo de mercado para trabalhar somente com hipóteses, atualmente, viáveis para o consumidor. Os resultados finais são: economia financeira, geração de energia renovável em pequena escala e a contribuição ambiental.
Palavras-chave: energia renovável, sistema sustentável, fontes fornecedoras.
Introdução
A Revolução Industrial foi um fenômeno global que teve inicio na Europa por volta do século XVIII e que proporcionou inovações na forma de produção industrial e rural. Além de implantar tecnologias, técnicas e fontes energia mais avançadas, transformou a filosofia de consumo das gerações subsequentes. Porém ela também tem seus deméritos. Junto aos benefícios de maior acessibilidade aos bens e melhor qualidade de vida, encontra-se o aumento drástico da poluição.
No princípio achava-se que o planeta seria capaz de suportar todo o resíduo gerado pelo homem e que o carvão e o petróleo seriam o suficiente para suprir suas necessidades interminavelmente. Alguns séculos se passaram e o cenário mudou. Hoje este conceito é defasado e há imensa preocupação com questões ambientais.
Um problema com diversas raízes e com soluções a serem pensadas e impostas com urgência. Uma das opções adotadas é a eficiência energética. Podemos tomar Como exemplo os motores a combustão que apesar de mais de um século de pesquisas e desenvolvimento, ainda desperdiçam grande parte da sua energia em forma de calor dissipado. Uma série de novos produtos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de otimizar o consumo, ou seja, fazer mais trabalho gastando menos.
Outra decisão é