terpenos e cotidiano
Diversos compostos de cadeia aberta ou cíclica, geralmente oxigenados como os aldeídos, álcoois e cetonas são encontrados nos organismos vivos, constituindo uma grande família de substâncias chamadas terpenos.
São moléculas grandes e complexas, podendo apresentar 10, 15, 20, 30 ou 40 carbonos na cadeia. O uso desses terpenos se estende à indústria de cosméticos, perfume, goma de mascar, medicamentos, detergentes, cremes dentais, rações para animais etc., exemplos: um dos componentes do talco tenys-pé, é extraído da árvore canforeira, a substância cânfora. Esse terpeno também é usado em dermatologia como antipruriginoso (elemento que alivia a coceira).
A casca da laranja, quando apertada, expele um líquido oleoso que em presença de fogo se incendeia. Nesse combustível encontra-se presente uma substância dos hidrocarbonetos altamente inflamável. Essa substância é o limoneno.
No drops Halls encontra-se um terpeno da família dos aldeídos de fórmula molecular C10H18, o citronelal obtido do óleo de eucalipto.
O 2 – isopropila – 5 – metil – ciclo – hexanol ou mentol é um composto da família dos álcoois, extraído da folha da menta, usado nas gomas de mascar e balas como refrescante bucal. Em dermatologia o mentol é utilizado em talco, loções e pastas como antipruriginoso, pois alivia coceiras, substituindo-a por uma sensação refrescante.
O aldeído fenólico vanilina é o ingrediente que proporciona o aroma de baunilha no sorvete chicabom. Além de ser usado como aromatizante de alimentos, a vanilina é usada na indústria para inibir o cheiro de tintas.
Mirceno, carvona e outros terpenos substituem os condimentos usados na culinária e em alimentos industrializados como enlatados e, conservas etc...
Muitos desodorantes, loções para o corpo, sabonetes e colônias possuem a fragrância floral de um álcool obtido das flores da alfazema e violeta.
Um grupo especial de terpenos encontrados em vegetais amarelos alaranjados e vermelhos na forma de