Parque Sumauma
O Parque Estadual Samaúma foi criado através do decreto nº23.721 de 5 de setembro de 2003 com uma área de 51 hectares. É a primeira Unidade de Conservação Estadual localizada na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.1 2
A criação desta Unidade de Conservação é parte do programa de Unidades de Conservação resultado do bairro da Cidade Nova - local que abriga o parque - do grupo de voluntários de Fragmentos Florestais Urbanos, da Assembléia Legislativa e de instituições governamentais, numa tentativa de proteger uma das poucas áreas verdes preservadas na cidade de Manaus.
Os moradores do entorno do Parque participaram ativamente do processo de criação desta Unidade de Conservação e atualmente colaboram nas atividades de vigilância decisões pertinentes à implementação do Samaúma, tais como: desenvolvimento de atividades de capacitação para melhor atuação dentro do Parque, mobolização de comunitários, discussão sobre infra-estrutura e formação do Conselho Gestor do Parque Samaúma.
A implementação do Praque permite o desenvolvimento de ações e atividades que beneficiam a comunidade.
Entre essas ações encontra-se a realização de atividades de recreação e de educação ambiental, voltado às comunidades e às escolas, a proteção de nascentes da Bacia do Igarapé do Mindu e a proteção e monitoramento da fauna e flora.
Entre os representantes da fauna do Parque constam: preguiça-de-bentinho (Bradypus variegatus), cutiara (Dasyprocta aguti), iguana (Iguana iguana) e o primata sauim-de-coleira (Saguinus b. bicolor), espécie encontrada somente nas florestas de Manaus e ameaçada de extinção.
A biodiversidade de aves é bem representativa, cerca de 89 espécies habita o local. entre elas há o registro de limpada-folha-do-buriti (Berlepschia rikeri), taperebá-do-buriti (Tachornis squamatus) e suiriri-de-garganta-rajada (Tyrannopsis sulphurea) que são próprios de áreas com buritizais.
Foram encontradas no Parque espécies migratórias como maçarico-solitário (Tringa