Engenheiro civil
Avaliar e comparar as características químicas e físicas do cimento fabricado no Brasil e o fabricado naVenezuela, e analisar a viabilidade técnica e econômica dos dois produtos.
Justificativa
O estado de Roraima faz fronteira com dois países, Venezuela e Guyana Inglesa, sendo talvez esse o grande motivo da utilização exagerada dos produtos importados, entre eles o cimento ganha um lugar de destaque, pois tem o preço abaixo do mercado nacional, nos últimos anos a utilização deste produto aumentou nas pequenas e médias construções, onde não é feito um adequado controle de qualidade.
Metodologia
O estudo será feito com as marcas mais utilizadas no estado, o cimento brasileiro da “Nassau” (CP II – Z – 32) e o cimento venezuelano “Cemex Venezuela, S.A.C.A, antes VENCEMOS” (Cimento Portland Gris Tipo III). A análise química será feita com dados fornecidos pelos respectivos fabricantes. A análise física será feito através de ensaios regidos pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT). Os ensaios realizados serão os seguintes: a) Ensaio para determinação da finura do cimento por meio da peneira no 200;
Norma: NBR 3432: 1991.
Materiais e equipamentos:
- Balança com precisão de 0,01g;
- Tampa, Peneira #0,075mm e fundo;
- Pincel médio e pequeno;
- Bastão de PVC;
- Flanela;
- Relógio ou cronômetro;
- Vidro-relógio;
- Amostra de cimento (50 ± 0,05g) Mi.
A finura do cimento é uma noção relacionada com o tamanho dos grãos do produto. É usualmente definida de duas maneiras distintas: pelo tamanho máximo do grão, quando as especificações estabelecem uma proporção em peso do material retido na operação de peneiramento em malha de abertura definida, e, alternativamente, pelo valor da superfície específica (soma das superfícies dos grãos contidos em um grama de cimento).
A finura, mais precisamente a superfície específica do produto, é o fator que governa a velocidade da reação de hidratação do mesmo e tem também sua influência comprovada