Engenharia
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis].
Segundo (Dul 2004), é uma ciência aplicada ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho.
A ergonomia estuda vários aspectos:
1- Postura e os movimentos corporais
2- Fatores ambientais
3- Informação
4- Relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefas adequadas, interessantes).
As áreas de especialização da ergonomia são:
1- Ergonomia física:
2- Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos
3- Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.
Segurança do trabalho ou segurança laboral é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Atuando de diversas maneiras, buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador. Para isso são desenvolvidas ações técnicas e administrativas e médicas, algumas ações importantes são:
1- Estudo da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas e responsabilidades do empregador e dos empregados perante a causa segurança;
2- Estudo de ambiente de trabalho;
3- Análise das causas de acidentes de trabalho;
4- Palestras e treinamentos;
5- Aplicação de EPC´s;
6- Aplicação de EPI´s;
7- Avaliação dos resultados obtidos;
8- Eventual correção ou ajuste dos métodos usados;
9- Manutenção das ações de deram certo.
Levantar peso no trabalho
Cerca de 25% de todas as lesões que ocorrem estão diretamente que relacionadas com o levantamento, transporte e deslocação materiais.
Deve-se carregar no máximo o equivalente a 10% do peso corporal a cada