Anatomia
1.1 – Conceitos A Anatomia Humana é a ciência que estuda macroscopicamente as diferentes estruturas que compõem o organismo humano. A etimologia da palavra vem do grego ana = em partes; tomein = cortar. Em sentido restrito, o exame das estruturas macroscópicas do corpo humano podem ser vistas através de métodos de dissecção sem a utilização de um microscópio. A Fisiologia Humana é o ramo da ciência que descreve como o corpo humano funciona, ou as suas funções. A anatomia e a fisiologia estão intimamente relacionadas. Quando examinamos a anatomia de uma parte do corpo, perguntamos rapidamente como sua estrutura relaciona-se a sua função. Ex.: quando estudamos a anatomia da mão verificamos rapidamente sua relação com a função de segurar. 1.2 – Níveis de Organização do Corpo Humano O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo (microscópico) ao complexo organismo humano (macroscópico). Os átomos formam moléculas, que por sua vez, constituem moléculas maiores. Finalmente essas moléculas maiores estão organizadas em células, a unidade básica da vida. Grupos especializados de células formam os tecidos que então se arranjam em órgãos, como o estômago, o coração, o rim, etc. Cada órgão possui uma função, como a digestão, a excreção, a reprodução, etc. Grupos de órgãos formam os sistemas orgânicos. Todos esses sistemas se unem para formar o corpo ou organismo humano.
1.3 – Principais Sistemas Orgânicos
O sistema esquelético e articular, anatomicamente, são constituídos pelo conjunto de ossos e articulações. Fisiologicamente, os ossos formam a estrutura básica do corpo humano, protege, fornece sustentação aos outros órgãos e participa, junto às articulações, da locomoção.
O sistema muscular, anatomicamente, é composto por três tipos de músculos. Fisiologicamente, exerce a contração e o relaxamento, permitindo a movimentação. Além disso, o músculo