Relatório de aulas práticas - microbiologia
Departamento de Ciências Biológicas
Práticas em laboratório de Microbiologia
APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO
Antenor Bento
Carolina Souza Bizerra
Vanessa Martins Santana Santos
Ilhéus – BA
Abril – 2010
UESC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DCB - Departamento de Ciências Biológicas
Relatório
Relatório apresentado ao professor André Rodrigues, docente da disciplina obrigatória Microbiologia Geral da turma do 3º semestre de Biomedicina, correspondente a 2010.1, como requisito avaliativo, pelos alunos Antenor Bento, Carolina Souza Bizerra e Vanessa Martins Santana Santos.
Ilhéus – BA
Abril – 2010
-------------------------------------------------
Prática 1
Introdução
Basicamente, MICROBIOLOGIA1* é o estudo dos microrganismos. E microrganismos são as formas de vida que, originalmente, só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio óptico (posteriormente, com o microscópio eletrônico). Elas incluem Bactérias, Fungos, Vírus, Protozoários, Algas unicelulares, Viróides e Prions.
1 - A palavra MICROBIOLOGIA (introduzida em 1899) vem da junção do elemento de composição grego mikrós- , que significa pequeno e é utilizado em inúmeros vocábulos eruditos, principalmente a partir do séculos XIX, e -biologia (grego bíos, vida + grego lógos, estudo, tratado).
Nas últimas décadas, houve uma "revolução" na microbiologia, a qual passou e ainda vem passando por profundas modificações, especialmente no que se refere aos conhecimentos sobre ecologia e classificação dos microrganismos.
Anteriormente, os microrganismos (principalmente os procarióticos) eram considerados seres unicelulares de comportamento independente, mesmo que fossem encontrados em agrupamentos contendo diversas células. Assim, a maior parte dos conhecimentos foi obtida a partir de culturas puras. Isto é, o microrganismo era isolado da natureza e, após ser "separado" dos demais microrganismos, era cultivado em laboratório, gerando populações