A educação e seus fundamentos psicológicos
POLO: BENJAMIN BATISTA
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS
MÁRCIO MORAIS SILVA
MAYARA ALVES LIMA LIRA
TERESINA/PI
SETEMBRO/2012
PSICOLOGIA E HISTÓRIA
A psicologia é uma ciência que estuda fenômenos psíquicos e o comportamento dos sujeitos, sendo o comportamento uma estrutura vivencial interna que se manifesta na conduta. A psicologia estabeleceu desde século XIX, métodos e princípios teóricos aplicáveis ao estudo de vários aspectos da vida em sociedade.
A teoria psicológica se apresenta de forma interdisciplinar, tendo uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas e paradigmas. Essa interdisciplinaridade se intensificou o que levou ao surgimento da psicobiologia, psicofarmacologia e psiconeurolinguística.
A história da psicologia pode ser divida em dois períodos, o filosófico-especulativo e o cientifico. O primeiro se inicia com o pensamento filosófico grego indo até o final do século XIX. Os filósofos antigos e medievais procuravam dar respostas aos problemas fundamentais da natureza da alma e sua relação com o corpo. Já o científico se fixa entre a consagração do método experimental como procedimento adequado a psicologia e o uso sistemático do conceito de comportamento como objeto de pesquisa. Nesse período constata-se que é possível encontrar fórmulas precisas entre o estímulo físico, mudança fisiológica e reação psíquica. Destacam-se os trabalhos de Gustav Fechener, Hermann Helmholtz e Wilhelm Wundt. O SUJEITO E SUA CONSTRUÇÃO SOCIAL É na interação com outras pessoas que as necessidades básicas dos humanos são satisfeitas, necessidades que implicam a sobrevivência física. É através do contato humano que a criança desenvolve a linguagem e a comunicação, passando a organizar seu pensamento. Através das atividades práticas do cotidiano, criam-se condições para o surgimento da