Relatorio Aula Pratica Microbiologia
Todos os organismos vivos são constituídos de pequenas estruturas denominadas células. Essas estruturas, que representam a menor unidade de vida, são bastante complexas e diversas, sendo que nelas estão contidas as características morfológicas e fisiológicas dos organismos vivos. As propriedades de um determinado organismo dependem de suas células individuais, cuja continuidade ocorre por meio de seu material genético. A forma mais simples de vida ocorre em células isoladas, que se propagam por divisão celular. Já́ os organismos superiores, como o próprio homem, são constituídos de agregados celulares que desempenham funções especializadas.
Apesar da similaridade existente entre as células que constituem os seres vivos, os organismos mantêm diferenças fundamentais em nível celular, podendo ser classificados em dois grandes grupos: os procariotos e os eucariotos. Os organismos procariotos são unicelulares e mais simples em sua organização, embora possam ocorrer associados a grupos, formando colônias com alguma diferenciação de funções. Os procariotos incluem as bactérias e as arqueas (bactérias que sobrevivem em ambientes não usuais, como lagos salinos, piscinas térmicas e pântanos). Os organismos eucariotos são mais complexos e incluem não somente plantas pluricelulares, animais e fungos, mas também protozoários e alguns organismos unicelulares, como leveduras e algas verdes.
As células de procariotos possuem, normalmente, além, da membrana plasmática, uma parede celular cuja função é proporcionar maior rigidez e proteção mecânica. Essa membrana também está presente nas células eucarióticas vegetais. Células de fungos também estão circundadas por uma parede celular de composição diferente das de vegetais e bactérias. As bactérias gram-negativas possuem ainda, uma membrana externa, que circunda a parede celular. O citoplasma de células eucarióticas difere do citoplasma de células procarióticas pela presença de organelas e de proteínas filamentosas.