Centro de música: um dispositivo em saúde mental
CENTRO DE MÚSICA: UM DISPOSITIVO EM SAÚDE MENTAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa como requisito parcial à obtenção ao título em Bacharel.
Orientador (a): Profa. Ms. Giannina do Espírito-Santo
Rio de Janeiro, 2008
1
Aos meus pais pelo investimento e fé depositados em mim.
2
AGRADECIMENTOS
A Musicoterapeuta e amiga Raquel Siqueira, pelos ensinamentos durante o período de estágio Integrado em Saúde Mental no Instituto Municipal Nise da Silveira, pela imensa colaboração, acolhimento e parceria na construção destes estudos A Professora Giannina do Espírito-Santo pela transparência em passar seus conhecimentos me proporcionando grande aprendizado e pela imensa paciência.
3
CENTRO DE MÚSICA: UM DISPOSITIVO EM SAÚDE MENTAL
Acad. Fernanda da Cunha de Souza1 RESUMO O objetivo deste estudo foi observar como se estabelecem as relações no espaço de convivência dentro do Centro de Música, no Centro Comunitário do Instituto Municipal Nise da Silveira. Em minha atuação como estagiária do Centro de Música, identifiquei um campo terapêutico não psi, trata-se de um campo musicoterápico que trabalha a questão da Saúde Mental de forma comunitária. O estágio vivenciado neste lugar ocorreu em um campo que não faz parte da psicologia, trata-se de um projeto musicoterápico. Diante disso me suscitou a questão da não estratificação de uma área de atuação e a oportunidade de conhecer a atuação em outras categorias profissionais. A presente pesquisa de abordagem qualitativa descritiva foi elaborada mediante observação participante da dinâmica realizada nos encontros musicais livres do Centro de Música, através de registro dos acontecimentos travados nestes encontros. As inflexões teóricas articuladas neste trabalho dialogam com: Rotelli (1990/1994), Amorim (1998), Tenório (1999), Silva (2004/2007), Benenzon (1985), Carleto (2003), Bruscia