Engenharia
Administração
As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e a engenhosidade humana construíram. Não a empresa semelhantes, pois, a principal característica das empresas e a sua enorme diversidade. Ainda não sabemos clonar empresas, é preciso conhecê-las , entendê-las e interpretá-las.
Dentro de uma abordagem ampla, as organizações são unidades sociais ( ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas ou reconstruídas, com o fim de atingir objetivos específicos.
Elas podem ser reestruturadas e redefinidas conforme os objetivos são alcançados.
São as organizações caracterizadas por regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes. Com a organização formal procura-se tirar vantagens da especialização de atividades, facilitar o processo de tomada de decisão e assegurar o cumprimento e a execução dessas decisões pelos indivíduos participantes.
Lucrativas: Entre as organizações existem as que foram moldadas explicitamente para atingir objetivos do lucro, como forma de se auto sustentarem através do excedente de resultados financeiros e de proporcionarem retorno de investimentos ou de capital aos proprietários ou acionistas.
Não lucrativas: São organizações voltadas para o bem social, para a comunidade, para interesses profissionais, para filantropia, esportes, cultura, entre outros.
Plt pg 67
O Administrador na Era Industrial era visto como um tomador de contenda de uma unidade organizacional, uma espécie de delegado ou intermediário a quem se entregava ou confiava o andamento das coisas, ou então simplesmente um supervisor do trabalho das pessoas.
Este conceito ainda predomina no chão das fabricas e em muitos empreendimentos.
Hoje