BSW - RGO - RAO
O petróleo é trazido para a superfície, quer naturalmente, aproveitando-se a pressão do reservatório, quer artificialmente mediante o uso de bombas e de injeção de água ou gás.
O petróleo necessita quase sempre de tratamento na área de produção antes de ser transportado.
O petróleo sai geralmente do poço misturado com gás, água e sólidos tais como areia, em diversas proporções.
Os meios de produção e tratamento removem aquilo que se denomina água e sedimento (BSW – bottom sedimented water) e separam o óleo e o gás.
A água ocorre geralmente sob duas formas:
1. Água livre
2. Emulsão
A água livre, que se separa do óleo com bastante rapidez .
A emulsão é uma mistura em que gotículas de uma substância ficam suspensas em outra substância. Tipicamente, as emulsões naprodução de óleo consistem de uma suspensão de gotículas de água no óleo.
A água, principalmente a água salgada, é um dos subprodutos mais problemáticos das etapas de extração, tratamento,armazenamento e transporte.
RGO, RAO e BSW São indicadores das características da vida produtiva de um reservatório. Os projetos de recuperação secundária que injetam água, cedo ou tarde produzirão quantidades crescentes de água. No início, com pequena produção de água, mede-se o chamado BSW (basic sediments and water) que é a fração de água produzida, comparada com a produção total. Quando essa fração chega aos 90% de água, a unidade BSW perde precisão. Passa-se a usar a chamada RAO (razão água-óleo), que é a produção de óleo dividida pela produção de água. A razão limite é dependente de critérios econômicos. Geralmente é de 20 a 25, mas quando o óleo está muito caro, até 40 volumes de água por volume de óleo é aceitável.
A razão gás-óleo (RGO) é a relação entre a vazão de gás e a vazão de óleo, medidas nas condições de superfície. Uma razão gás-óleo elevada poderia ser o indicador de numerosos componentes mais voláteis na mistura a líquida do reservatório.
a