Pesquisa de bsw
1. INTRODUÇÃO
Durante o processo de produção de um poço de petróleo, é comum a produção simultânea de água e óleo, pelas propriedades do reservatório de petróleo, ou como conseqüência da injeção de água utilizada no processo de recuperação secundária desse reservatório.
O conhecimento do BSW (Basic Sedments and Water) é de grande importância para a engenharia de petróleo, uma vez que esse parâmetro representa a razão entre a vazão da mistura água e sedimentos e a vazão da mistura de óleo, água e sedimentos. Com isso a partir da vazão bruta do petróleo, é possível determinar a vazão de óleo correspondente ao poço.
2. DEFINIÇÃO
Basic Sediments and Water – é uma indicação da contaminação existente no óleo em termos de sedimentos básicos (usualmente areia) e água. Ou seja, é a fração de água produzida, comparada com a produção total.
3. MEDIDOR DE BSW
Instrumento destinado a medir a porcentagem de água e sedimentos em relação ao volume total do fluido. MedE continuamente, computando e indicando o volume do fluido que passa pelo transdutor de medição, sob as condições de medição.
4. METODOLOGIA
Para indicar e caracterizar os estágios da vida produtiva dos reservatórios é utilizado pela engenharia de produção de petróleo alguns parâmetros, entre os quais se destacam a “Razão Gás-Óleo” (RGO), a “Razão Água-Óleo” (RAO) e o índice “Basic Sediments and Water” (Thomas, J. E. et al.), comumente denominado de BSW, sendo este último um parâmetro de grande importância, visto que tal fator tem implicância direta sobre a quantificação do volume produzido de petróleo de um dado campo produtor.
Geralmente a determinação do BSW, em campos onde a medição do petróleo produzido, transferido e armazenado é realizada através de tanques , é feita em duas etapas: a primeira é realizada no campo, onde se determina os volumes, remanescentes no tanque, de água livre e de óleo contendo a água