Relatório separação de petróleo
O petróleo não é extraído puro, ele é resultado de uma mistura de água, óleo, gás e impurezas. Para que esse óleo seja refinado é necessário que haja um processo de separação entre as fases. O processamento primário tem como objetivo a separação e aproveitamento do gás produzido e o enquadramento do óleo às especificações exigidas pelo mercado.
Iremos expor nesse trabalho um processo baseado em uma planta de processamento primário de petróleo de baixo grau API onde são aplicados três tipos de produtos químicos: o desemulsificante, que ajuda na quebra da emulsão do líquido; o polieletrólito, que ajuda na separação do óleo da água e o, sequestrante de H2S que reage com o ácido sulfídrico inertizando-o e transformando-o em um produto não corrosivo e não tóxico.
Mostraremos como é importante para o processo o uso de produtos e químicos, os fenômenos químicos e físicos e as análises laboratoriais.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAIS
O processamento primário do petróleo tem como objetivo a separação e aproveitamento do gás produzido e o enquadramento do óleo às especificações exigidas pelo mercado.
2.2 ESPECÍFICOS
Separação e aproveitamento do gás produzido.
Enquadramento do óleo às especificações exigidas pelo mercado.
Descarte da água produzida.
Transferência do produto para o cliente final.
3 REVISÃO DE LITERATURA
Acima de determinados níveis, a presença no óleo do gás associado e da salmoura (como é chamada a mistura de água, sais e sedimentos) causaria alguns problemas relacionados ao transporte em dutos ou petroleiros, ao armazenamento em tanques nos terminais e na refinaria ou em equipamentos das refinarias.
O processamento primário do petróleo tem como objetivo a separação e aproveitamento do gás produzido e o enquadramento do óleo às especificações exigidas pelo mercado.
Essas especificações