relatorio de emulsao oleo e agua
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
ARTHUR VINICIUS MARTINS SANTANA
ALEX DUARTE
FLÁVIA DOS SANTOS
JAMILLY ANDRESSA
INFLUÊNCIA DO DESEMULSIFICANTE NA DESESTABILIZAÇÃO DE EMULSÃO VIA AQUECIMENTO CONVENCIONAL
ARACAJU, 2013
ARTHUR VINICIUS MARTINS SANTANA
ALEX DUARTE
FLÁVIA DOS SANTOS
JAMILLY ANDRESSA
INFLUÊNCIA DO DESEMULSIFICANTE NA DESESTABILIZAÇÃO DE EMULSÃO VIA AQUECIMENTO CONVENCIONAL
Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Processamento em Petróleo e Gás, no 1°semestre, ministrado pela professora: Ingrid Cavalcante.
ARACAJU, 2013
Sumário
Introdução
De fato, a indústria petrolífera trabalha em função da busca, da exploração do petróleo e gás. Entretanto, existem alguns obstáculos em que as refinarias têm que superar. Devido ao crescimento da tecnologia é necessário um processo mais ágil em termos de separação e exploração.
No entanto, observasse que no instante em que o óleo é extraído das profundezas, ele não é extraído apenas o óleo bruto, e sim contendo outras substâncias como água e gás.
Deste modo, equipamentos e aditivos químicos são utilizados para aumentar a eficiência de equipamentos como separadores, facilitando no processo de separação de modo que os efluentes sejam encontrados nos padrões de qualidades exigidos. Em termos químicos, é dai então que entram os desemulsificantes.
Os desemulsificantes são produtos químicos que se encarregam de ajudar a separar resíduos de óleo contido na água, desta forma, torna as gotas mais pesadas e deixam a camada que impedem de se separar mais finas. Fazendo esse procedimento é possível despejar água produzida no mar em 29 ppm.
Objetivo
Observar a ação de um desemulsificante na separação de emulsões, utilizando aquecimento convencional.
Fundamentação
Desemulsificante são produtos químicos que desloca os