Relatorio Bsw 1
CAMPUS MOSSORÓ
ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS
DISCIPLINA DE CONTROLE DE QUALIDADE DO PETRÓLEO
RELATÓRIO 01: BSW-MELATO Centrifugação
1. INTRODUÇÃO
“O BSW é o quociente entre a vazão de água mais os sedimentos que estão sendo produzidos e a vazão total de líquidos e sedimentos.” (THOMAS, 2001).
Em condições normais, o petróleo e a água são imiscíveis, isso facilita o seu processo de separação. Só que ao longo da migração do petróleo, confinamento e operações da produção, pode haver agitações que acabam criando emulsões, que são gotículas dispersas de um líquido dentro do outro, assim resultando na emulsão óleo/água. Se houvesse tempo para decantação, as emulsões poderiam romper-se naturalmente. Porém, nas emulsõesde água em óleo, as partículas aquosas parecem envolvidas por uma película e não rompem em tempoprevisível. São necessários processos que, utilizando calor, eletricidade, produtos químicos e meiosmecânicos, podem promover o rompimento dessa película, propiciando a aglutinação das gotículas de água e, consequentemente, a separação água/óleo. (SILVA, 2000).
2. OBJETIVOS
Observar a separação das fases do petróleo, separando água e óleo.
3. REAGENTES E MATERIAIS
3.1. REAGENTES
Amostra de petróleo 1 (Parafínico)
Amostra de petróleo 2 (Naftênico)
Detergente neutro
Ricinoleato de sódio
Solvente (Aguarrás)
3.2. MATERIAIS
Figura 1: Béquer
Figura 2:Centrífuga
Figura 3: Pipeta
Figura 4:Tubo de ensaio
4. PROCEDIMENTO
Com a ajuda de uma pipeta, foi colocado no tubo de ensaio 1, a quantidade de 5 ml da amostra 1(petróleo parafínico), logo após foi adicionado – também com a ajuda da pipeta – 4 ml de aguarrás e 1 ml de detergente neutro, em seguida, o tubo de ensaio foi tapado para que pudesse ser realizado uma agitação manual. No tubo de ensaio 2, foi realizado o mesmo procedimento mas, trocando o detergente neutro pelo ricinoleato de sódio.
No terceiro e quarto