inteligências múltiplas
Avaliação das inteligências múltiplas
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................ 2
2. A IDEIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS ................................. 3
3. OBJETIVO ...................................................................................... 5
4. FERRAMENTA ............................................................................... 6
5. TESTE ............................................................................................ 9
6. REFERÊNCIAS .............................................................................. 18
INTRODUÇÃO
Jamais haverá uma lista única, irrefutável e universalmente aceita das inteligências humanas, pois cada cultura e época reconhece e considera a inteligência de uma forma. Na psicologia, o estudo da inteligência aparece desde o princípio, visto que o processamento da informação e intelecto humano sempre inquietou estudiosos, o que explica a intensa procura pelo estabelecimento de leis gerais sobre o conhecimento humano.
No início do século XX, a ênfase dada às pesquisas voltadas para o âmbito da inteligência foi considerável. Alfred Binet, junto com Théodore Simon projetaram os primeiros testes de inteligência no intuito de categorizar crianças, classificando as que correspondiam adequadamente à sua série e separando as que tinham retardo intelectual.
Nesse contexto, houve uma grande popularização dos testes de inteligência, tanto na esfera científica, quanto na escala social, visto que existia um objetivo generalizado de avaliar pessoas para fins específicos, tais como colocações em indústrias, organizações, escolas, companhias sociais, entre outros. Porém, foi durante a I Guerra Mundial, na qual os testes de inteligência foram utilizados para avaliar a capacidade intelectual dos soldados para a convocação dos mesmos para o exército, que eles ganharam sua maior repercussão, chegando ao