quimica
Prof. Guillermo Paternina Berrocal
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO
"Destilação simples"
ALUNOS
Breno Valente
Filipe Rego
Felipe Santana
Hassan Ali
Thaís Mello
Victor Leal
Waldir Neto
Jeferson
Novembro - 2013
Salvador-Bahia
1. APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por: Breno Valente, Filipe Rego
Felipe Santana Hassan Ali, Thaís Mello, Victor Leal, Jeferson e Waldir Neto, alunos do curso Engenharia de Petróleo e Gás, do Centro Universitário Jorge Amado, no âmbito da parte experimental da disciplina Química Orgânica. A disciplina é ministrada pelo Prof. Guillermo Paternina Berrocal.
Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado, "Destilação simples”.
Salvador, novembro de 2013
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A destilação é uma técnica muito usada em experiências de separação de componentes líquidos de uma mistura homogênea ou para fazer a separação de líquidos e sólidos. Na destilação, a solução que vai ser destilada é colocada em um recipiente adequado e vai sendo gradativamente aquecida até atingir o ponto de ebulição, momento em que muda de fase transformando-se em vapor, assim, o componente mais volátil transformado em vapor sobe e, ao passar pelo condensador, muda novamente de fase para líquido e é recolhido em uma Proveta. O componente menos volátil permanece no balão na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado. Em uma destilação de simples de solução a temperatura não é constante devido a variação da composição do vapor.
3. OBJETIVOS
Separar o álcool etílico de uma amostra de vinho por destilação simples
4. PARTE EXPERIMENTAL
5. QUESTIONARIO
5.1Qual o princípio básico do processo de destilação?
O