psicologia educacional
ROTEIRO DE ESTUDO
Disciplina: Psicologia da Educação.
Docente: Janedalva Pontes Gondim.
Discentes: Davi Coelho, Gabriel Meneses, Jéssica Ferreira e Maisa Medeiros.
JUAZEIRO
OUTUBRO - 2013
1. A psicologia adquire status de ciência no alvorecer da modernidade e busca, a partir desse momento histórico, compreender as manifestações da alma ou psique, inerente à vida mental do ser humano. Analise as contribuições dessa ciência ao campo educacional.
A contribuição da psicologia no campo educacional começar pela sua influência na constituição social do sujeito, onde através da análise de mutações nos processos do individuo com o mundo, ela se mostra essencial na compreensão de como a criança, por exemplo, aprende a organizar seu pensamento, direcionar e avaliar suas ações, entender seus erros e descobrir formas de retificá-los. Na percepção de que é através da interação com outras pessoas que suas necessidades físicas e psicológicas serão mitigadas. Concebendo a visão de que a aprendizagem não começa apenas na idade escolar, mas sim a partir desse conhecimento do mundo que a criança vem construindo através de suas experiências, o que descentraliza o ato de ensinar da escola e apesar de representar a responsável por uma educação sistemática, divide o papel de fonte de aprendizagem entre a família, amigos, meios de comunicação de massa
2. Para responder o dilema epistemológico, diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem se tornaram predominantes na Psicologia da Educação. Pesquise sobre as correntes filosóficas do inatismo, do empirismo e dialético que embasam essas concepções.
A corrente filosófica Inatismo defende a ideia de que cada indivíduo humano nasce programado para desenvolver a capacidade da fala. Essa teoria é utilizada nos dias de hoje por professores que ensinam pessoas surdas.
A corrente filosófica Empirismo defende a ideia de que as pessoas aprendem as coisas com