Psicologia Educacional
Área
๚Área da psicologia que aborda todas as problemáticas referente à educação e aos processos de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos. Psicologia Educacional
๚ O psicólogo educacional intervém ao nível de várias instituições, como creches, jardins de infância, instituições de reeducação, internatos, universidades, associações, desportivas e culturais, instituições que se dedicam à ocupação dos tempos livres, etc. É ampla a área de intervenção dos psicólogos, educacionais: estão presentes nos serviços educativos de museus, em estruturas do
Ministério da Educação, fazem assessoria na produção de materiais pedagógicos-didáticos, na conceção de campanhas educativas sobre comportamentos de risco, de prevenção, etc.
São solicitados a fazer formação contínua de técnicos, cujas funções envolvem uma dimensão educativa: técnicos do serviço social, médicos, enfermeiros, animadores culturais, etc.
๚ A psicologia educacional está implicada na abordagem das questões de ensino e aprendizagem dos bebés, das crianças, dos jovens, dos adultos, envolvidos indivíduos de várias idades e instituições de vários tipos. O novo conceito de educação acolhe todas as idades, prevalecendo a conceção de formação contínua.
๚ O grande objetivo da psicologia educacional é a promoção da qualidade do desenvolvimento das pessoas, dos grupos, das instituições e das comunidades. A sua área de intervenção dirige-se, portanto, não só à pessoa enquanto indivíduo, ou a grupos de indivíduos, como também às organizações e instituições sociais propriamente ditas.
Objetivos
๚ O objetivo da psicologia educacional é promover nas pessoas, nos grupos, nas instituições ou nas comunidades condições para um desenvolvimento de casa vez maior qualidade, para poderem lidar com os desafios do quotidiano com cada vez maior autonomia.
๚ Capacitar as pessoas a adaptarem-se a um mundo que está em mudança permanente;
๚ Analisar a eficácia das