psicologia educacional
RESUMO
Esse artigo aborda a Psicologia educacional de uma forma clara e prática. A partir de pesquisa bibliográfica e observações. Vislumbrou-se o papel desse profissional na Instituição de Ensino, foi observado o modo de interagir desse profissional com o público alvo: Educadores, educando e comunidade. O Psicólogo Educacional é peça importante no processo ensino-aprendizagem, pois sua participação é de grande valia nas correlações que o processo educacional gera no contexto escolar.
Palavras-chave: Psicologia; Escola; Processo Ensino- aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
A Psicologia na Educação Infantil basea-se em estudos que deram origem a Psicologia convencional que conhecemos, como ciência a fim de encontrar conceitos que norteassem a prática pedagógica junto com o desenvolvimento integral da criança. A Psicologia foi inserida nas insituíções escolares para auxiliar no processo evolutivo educacional, sistematizando as capacidades acerca da criança. Em um segundo momento a Psicologia apressentou-se na forma de Orientação clínica afim de diagnostificar e tratar distúrbios de aprendizagem e comportamentais.
Muitos estudiosos na área da Psicologia Educacional apontam o Psicólogo como um profissional de vital importância, principalmente na Educação Infantil onde tanto física como mentalmente a criança está em plena formação. A conduta desse profissional geralmente é de auxiliar no desenvolvimento da individualidade da criança, dessa forma, dando condições para ampliar as condições de trabalho incentivando o processo de ensino aprendizagem.
De acordo com Gadotti (1999):
A educação deve assumir um papel transformador na sociedade e preparar o indivíduo para a vida social, integrando os conhecimentos educacionais com a realidade vigente. Porém, isso só pode acontecer na prática educativa havendo uma integração dos quatro pilares da educação, propostos pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI