Mecanismo de produção de eservatórios - Capa de gás
Mecanismos de Produção de Reservatórios
Capa de Gás
Vanessa Braido Rojas n.USP 6480992
Trabalho Semestral 2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A mais de um século o petróleo vem sendo utilizado como a principal fonte de energia, ou seja, ele serve de base tanto de base para outros produtos que são os derivados e também de base para muitas economias como é o caso dos países do Oriente Médio.
Para suportar o desenvolvimento do mercado o desenvolvimento da indústria petrolífera é de extrema necessidade. Portanto eficiências nos processos de produção de reservatórios estão sempre em pauta.
A Engenharia de Petróleo se divide em diversas áreas: engenharia de perfuração, completação de poços, engenharia de reservatórios entre outras. Nesta ultima pode-se estudar mais a fundo os mecanismos de produção de um reservatório de petróleo.
Existem três tipos principais de mecanismos de produção: gás em solução, influxo de água e capa de gás, este último será estudado mais a fundo neste trabalho.
2. OBJETIVOS
Este trabalho busca apresentar um dos os tipos de mecanismos existentes nos campos de petróleo, o mecanismo de capa de gás. Os mecanismos de produção são essenciais à produção do petróleo, pois a partir dele é que se desenvolve todo o projeto de exploração assim como a previsão de produção do campo.
3. MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE RESERVATÓRIOS
Para que possam ser produzidos os fluidos contidos em uma rocha-reservatório devem dispor de certa energia, que recebe o nome de energia natural ou primária, ela é o resultado de todas as circunstâncias ou situações pelas quais uma jazida passou até se formar completamente.
A manifestação mais sensível da energia de um reservatório é a quantidade de pressão dos fluidos contidos na rocha que existe para que consigam vencer toda a resistência oferecida pelos canis porosos, com suas tortuosidades e estrangulamentos e se