PLANO DE NEGOCIO
Empreendedorismo é a busca pela criação planejada e coordenada de novos recursos a serem investidos e, futuramente, comercializados no mercado competitivo. Empreender significa agregar novas formas de pensar e investir, agregar valores aos novos talentos que surgem, fazendo surgir novas maneiras de investimento.
O empreendedorismo passou por diversas transformações ao passar do tempo, tendo como fator predominante, a tendência de mercado. Na década de 90, a atividade empreendedora foi desenvolvendo-se por etapas, resultado de adaptações organizacionais, com ênfase na qualidade e atendimento às inovações de mercado.
Atualmente no Brasil, o governo está estimulando escolas e entidades sociais a investirem na criação e especialização de novos e futuros empreendedores, oferecendo programas de conhecimento em áreas econômicas, tecnológicas e de recursos humanos. Estão adotando políticas econômicas mais informativas e abrangentes, para atender de todas as maneiras possíveis as necessidades dos empreendedores, estimulando bancos e financeiras a investirem na expansão do mercado interno.
O grande desafio está em baixar a taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas emergentes. Outra dificuldade está em estimular a capacitação de gestores para a importância do planejamento, pois encontram dificuldades em relação à falta de informação sobre segmentos de mercado e sobre tendências do segmento. Para o governo a redução nas taxas de juros cobradas por empréstimos e financiamentos entre bancos, empresas financeiras e empresas é outra dificuldade variável, pois também é decorrente de fatores do ambiente externo e interno de mercado.
Para tanto, o mercado brasileiro está repleto de oportunidades, pois conta com um mercado aquecido e propício a inovações. As opções de crédito estão mais viabilizadas aos empresários para investir no negócio e o surgimento de órgãos e empresas de consultoria financeira, apoiados pelo governo favorece o surgimento de novos