engenharia
Introdução
Um dos artigos mais populares do HowStuffWorks é Como funcionam os motores de carros, que explica os princípios básicos por trás da combustão interna, analisa o ciclo de quatro tempos e fala sobre todos os subsistemas que ajudam o motor do seu carro a fazer o seu trabalho. Por um longo tempo depois que publicamos aquele artigo, o que mais foi questionado (e uma das sugestões mais freqüentes) foi: "Qual é a diferença entre um motor a gasolina e um a diesel?"
Rudolf Diesel desenvolveu a idéia do motor a diesel e obteve a sua patente alemã em 1892. Seu objetivo era criar um motor de alta eficiência. Motores a gasolina foram inventados em 1876 e, especialmente naquela época, não eram muito eficientes.
As principais diferenças entre o motor a gasolina e o a diesel são:
Um motor a gasolina aspira uma mistura de gasolina e ar, comprime-a e faz a ignição com uma centelha. Um motor a diesel puxa o ar, comprime-o e então injeta o combustível no ar comprimido, o calor do ar comprimido inflama o combustível espontaneamente.
Um motor a gasolina comprime a uma taxa de 8:1 a 12:1, enquanto um motor a diesel comprime de 14:1 a 25:1. A taxa de compressão mais alta do motor a diesel leva a uma eficiência maior.
Motores a gasolina geralmente usam carburação, na qual o ar e o combustível são misturados bem antes do ar entrar no cilindro, ou injeção de combustível no duto de admissão, no qual o combustível é injetado imediatamente antes do tempo de aspiração (fora do cilindro). Os motores a diesel usam injeção direta de combustível o óleo diesel é injetado diretamente no cilindro.