Engenharia De Requisitos
Requisitos funcionais: são declarações de serviços que o sistema deve prover descrevendo o que o sistema deve fazes.
Um requisito funcional descreve uma interação entre o sistema e o seu ambiente e também como o sistema deve se comportar em situações específicas e o que o sistema não deve.
Requisitos não funcionais: descrevem restrições sobre os serviços ou funções para criar uma solução para o problema.
Existem diversas classificações:
Requisitos de produtos: especificam o comportamento do produto(sistema), referem-se a atributos de qualidades que o sistema deve apresentar confiabilidade, usabilidade, eficiência, portabilidade e segurança.
Requisitos organizacionais: são derivados de metas, políticas e procedimentos das organizações do cliente e do desenvolvedor.
Requisitos externos: referem-se a todos os requisitos derivados de fatores externos do sistema e seu processo de desenvolvimento.
Os requisitos devem ser redigidos de modo a serem passíveis de entendimento por diversos interessados como clientes, usuários finais e desenvolvedores.
Assim é útil apresentar requisitos de diferentes níveis:
Requisitos de usuários: são declarações em linguagem natural acompanhadas de diagrama intuitivos de quais serviços são esperados do sistema e das restrições sob as quais ele deve operar.
Requisitos do sistema: definem detalhamento as funções, serviços e restrições do sistema.
Documentos de definição de requisitos: deve ser escrito de maneira que o cliente possa entender, na forma de uma listagem do que o cliente espera que o sistema proposto faça.
Documentos de especificações de requisitos: redefine os requisitos de usuário em termos mais técnicos, apropriados para desenvolvimento de software.
Levantamento de requisitos: a face