A ENGENHARIA DE REQUISITOS
INTRODUCAO
Engenharia de Requisitos é um dos processos fundamentais para o desenvolvimento de software. Na engenharia de requisitos são fornecidas diversas técnicas, ferramentas e métodos que auxiliarão e darão suporte adequado as tarefas de produção e gerencia de requisitos. o processo de engenharia de requisitos possui certa complexidade no seu desenvolvimento e através dele que o analisa começa a projetar o sistema, nessa fase inicial diversos riscos devem ser considerados e previnidos. Uma das maiores dificuldades no processo de engenharia de requisitos é entender que os contratantes, usuários esperam do sistema.
A dinâmica de comunicação com os stakeholders deve estar presente em todas as fases desse processo. A dinâmica desse trabalho não visa explicar o processo de engenharia de requisitos mais sim apresentar sua complexidade e como um descuido na execução do mesmo pode gerar erros no desenvolvimento do sistema assim como o seu fracasso no seu projeto.
PONTOS CRITICOS
A produção de requisitos e seus pontos críticos : requisitos são a base para o desenvolvimento de software, se essa base for feita de forma inadequada o software será de má qualidade.
A produção de requisitos se divide em algumas atividades: identificação, analise e negociação, documentação e validação dos seus requisitos.
A taxa de risco de um projeto deve ser pequena porque quanto menor a taxa de risco de um projeto é maior a possibilidade de se produzir um software com qualidade. A usabilidade do software é um fator muito importante.
CONFLITOS
A resolução de conflitos sem duvidas é uma das tarefas mais difíceis de se executar, normalmente esses conflitos estão relacionados à: comunicação entre analista e o cliente, a complexidade do sistema a ser desenvolvido e as mudanças que podem ocorrer antes mesmo de terminar o processo de analise de requisitos. Uma das formas de solucionar esses conflitos é determinar a prioridade de requisitos junto ao