Engenharia de Requisitos
Seguem abaixo pequenas anotações sobre as 7 etapas da
Engenharia de Requisitos proposta por Pressman no livro
Engenharia de Software (6ª edição).
O processo de Engenharia de Requisitos (ER) ocorre em sete etapas: concepção, levantamento, elaboração, negociação, especificação, validação e gestão.
Co ncepção
Concepção inicial do software. O objetivo desta etapa é entender o problema, quais os envolvidos, a natureza da solução e iniciar o processo de comunicação entre clientes e colaboradores. Levantame nto
Perguntar aos envolvidos no projeto:
Qual o objetivo do produto?;
Como o produto se enquadra nas necessidades do negócio?;
Como o produto será utilizado?
Entretanto, existem diversos problemas nesse ponto do projeto:
Prob lem as de escopo: Não se identifica corretamente os limites do que o Software deve ou não faz er, muitas vezes requisitos técnicos desnecessários confundem o entendimento da solução esperada ;
Prob lem as de ente ndim ento: O cliente não tem dominio suficiente do problema, não conhece o
potencial de uma solução computacional, omite informações óbvias, entre outros;
Prob lem as de volatividade: Os requisitos mudam ao longo do tempo.
Elab oração
Refinamento das informações obtidas na etapa anterior com a inclusão de modelagens de cenários de interação do usuário com o sistema e modelagem das classes envolvidas tanto como a relação entre elas.
Negociação
É frequente que após a etapa de elaboração muitos requisitos não estejam de acordo com a disponibilidade de recursos disponíveis ou ainda sejam conflitantes entre si.
Nesse ponto os requisitos são avaliados junto ao cliente e podem ser excluídos, combinados ou ainda serem acrescentados novos requisitos.
Especificação
A especificação é a apresentação formal dos dados obtidos até o momento podendo incluir gráficos, texto s em linguagem natural, modelagem de cenários ou um protótipo.
O