Engenharia de Requisitos
Em resumo, requisito é uma necessidade que o software deve cumprir.
Há várias interpretações e classificações sobre requisitos, entre elas:
• funcional
• não funcional
• de usuário
• de sistema
É comum que o cliente não saiba o que ele realmente deseja, que haja problemas na comunicação e ainda que haja mudança constante de requisitos. Todos esses fatores são recrudescidos pela intangibilidade sobre características de sistemas de software, principalmente sobre o custo de cada requisito.
Estudo de Viabilidade (Levantamento de Requisitos)
A Engenharia de requisitos é um processo que envolve todas as atividades exigidas para criar e manter o documento de requisitos de sistema (SOMMERVILLE). Segundo RUMBAUGH, alguns analistas consideram a engenharia de Requisitos como um processo de aplicação de um método estrutura como a analise orientada a objetos. No entanto, a Engenharia de requisitos possui muito mais aspectos do que os que estão abordados por esses métodos.
Abaixo um pequeno Processo de Engenharia de Requisitos (SOMMERVILLE).
Estudo da viabilidade → "Relatório de Viabilidade" Obtenção e Analise de Requisitos → "Modelos de Sistema" Especificação de Requisitos → "Requisitos de Usuário e de Sistema" Validação de Requisitos → "Documento de Requisitos"
O primeiro processo a ser realizado num Sistema novo é o Estudo de Viabilidade. Os resultados deste processo devem ser um relatório com as recomendações da viabilidade técnica ou não da continuidade no desenvolvimento do Sistema proposto. Basicamente um estudo de viabilidade, embora seja normalmente rápido, deverá abordar fundamentalmente as seguintes questões:
O Sistema proposto contribui para os objetivos gerais da organização? O Sistema poderá ser implementado com as tecnologias dominadas pela equipe dentro das restrições de custo e de prazo? Ou precisa de treinamentos adicionais? O Sistema pode ser integrado, e é compatível com os outros sistemas já em