Engenharia de Requisitos
O que implica o uso do termo Engenharia
O que é o documento de requisitos
O que é um processo de produção de requisitos
O que é um processo de gerencia de requisitos
O que é manutenção de software
Quais as principais dificuldade no processo de engenharia de requisitos
Quais os impactos nos processo de engenharia de requisitos
Qual a importância da Engenharia de Requisitos para Manutenção de Software
- Grande quantidade de projetos de software são cancelados ou fracassam por não atenderem completamente as necessidades dos clientes e excederem o prazo e o orçamento estimados. Isso é apontado como a deficiencia nos requisitos dos sistemas como uma das principais causas de fracassos em projetos de software.
- O uso do termo “engenharia” implica que técnicas sistemáticas e repetíveis devem ser utilizadas para garantir que os requisitos do sistema sejam completos, consistentes e relevantes.
- O principal artefato trabalhado em ER é o documento de requisitos. De acordo com [3], o documento de requisitos é uma declaração formal dos requisitos para os stakeholders, que podem ser clientes, usuários finais ou a equipe de desenvolvimento do software. Dependendo da organização, o documento de requisitos pode receber diversos nomes, tais como “especificação funcional”, “definição de requisitos” ou ainda “especificação dos requisitos do software”. Algumas organizações como o Departamento de Defesa dos EUA e o IEEE definiram seus próprios padrões para o documento de requisitos. Provavelmente, o mais conhecido destes padrões seja o IEEE Std 830-1998 [8].
- Um processo de ER é um conjunto estruturado de atividades a serem seguidas para criar, validar e manter um documento de requisitos
- De forma geral, a gerência de requisitos envolve a utilização de técnicas e ferramentas para gerenciamento de configuração e controle de versão, além de verificar inconsistências nas