Bioquímica
1. O que é uma reação termodinamicamente favorável?
Uma reação é termodinamicamente favorável (espontânea) quando ocorre com o decréscimo de energia livre do sistema. Isso não significa que a reação seja rápida.
2. O que é energia livre? Como ela nos indica o sentido de uma reação?
Cada composto tem um certo potencial energético (G: energia livre) que depende do tipo e do número de ligações em sua molécula. Energia livre: energia capaz de realizar trabalho durante uma reação à temperatura e pressão constantes. Gibbs mostrou o seguinte: "em qualquer reação a uma dada temperatura, existe sempre uma relação simples entre a variação da entalpia, a variação de energia livre, e a variação de entropia”
A reação sempre irá no sentido da energia livre decrescente.
3. Quais as maneiras que permite que uma reação termodinamicamente desfavorável possa ocorrer? Mostre isso matematicamente.
A quantidade de energia livre presente em qualquer substância química varia um pouco com a concentração desta substância. Assim, é possível alterar a natureza da variação de energia livre, deslocando as concentrações das substâncias, de maneira tal que este valor se torne negativo quando a reação se processa num certo sentido, enquanto que, anteriormente, ele fora negativo para a reação oposta. Isto explica porque uma reação reversível pode ser deslocada em um sentido ou no outro, pela adição ou remoção dos componentes do sistema em questão.
ΔG= ΔG° + RTIn[C] [D]/ [A] [B]
4. Por que o ATP é um composto rico em energia? E o fosfoenolpiruvato?
O ATP é considerado rico em energia, devido ao fato de que quando uma das ligações fosfoanidrido é rompida, há grande transferência de energia livre e a energia é então utilizada para impulsionar reações não-espontâneas.
O fosfoenolpiruvato contém uma ligação éster fosfato que pode sofrer hidrólise para liberar a forma enólica do piruvato, a qual imediatamente tautomeriza para a forma cetônica mais estável. Como o