BEETHOVEN
ACADEMIA DE ARTES EQUATORIAL
FORMAÇÃO TÉCNICA EM MÚSICA
Bárbara Bruna Rodrigues de Souza Guedes
BEETHOVEN
BELÉM – PARÁ
2013
Bárbara Bruna Rodrigues de Souza Guedes
BEETHOVEN
Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial da disciplina Teoria Musical I.
Professor: Gérson Lima
BELÉM – PARÁ
2013
INTRODUÇÃO
Com a elaboração do presente trabalho, visamos discorrer uma análise sobre a vida de Beethoven, ressaltando ocasiões de sua vida e composições produzidas através de sua arte, buscando entender quais as motivações morais e sociais que levaram o brilhante autor a produzir todas essas obras que hoje podemos contemplar, mesmo passado tanto tempo desde que a sua efêmera vida se esvaiu.
1. BIOGRAFIA
Ludwig van Beethoven, nascido provavelmente em dezembro de 1770, recebeu este nome em homenagem a seu avô, na verdade, menino descendia de uma família flamenca que se dedicava quase que inteiramente a música e, portanto, sua criação não teve nada de nobre e abastada.
Beethoven foi batizado em 17 de Dezembro de 1770, tendo nascido presumivelmente no dia anterior, na cidade de Bonn, Reino da Prússia, atual Renânia do Norte, Alemanha.
De fato, o menino desde cedo sofreu com uma criação rígida e carente de afeto, vivendo em uma lar cheio de parentes afundados em seus próprios vícios.
A introdução ao mundo da música foi feita, aos 4 anos de idade, por seu próprio pai, o qual, envolto em suas próprias frustações, tenta alcançar o prestígio que não fora capaz de obter por si mesmo, através de seu filho.
Dessa maneira, o pequeno Beethoven passa a sua infância preenchendo o seu tempo com horas e horas intermináveis de estudos simultâneos de cravo, violino, viola, entre outras coisas, impossibilitando qualquer momento de lazer.
Com isso, o menino cresce a cada dia mais solitário e tristonho, em um lar cheio de dramas familiares, o que