Enfisema sobre o ponto de fisiologico
Enfisema pulmonar é um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracterizada por danos aos alvéolos pulmonares, causando oxigenação insuficiente e acúmulo de gás carbônico no sangue (hipercapnia). Ela geralmente é causada pela inalação de produtos químicos tóxicos, como fumaça de tabaco,queimadas e poluição do ar.
Os danos às paredes dos alvéolos reduzem o espaço capaz de fazer troca de ar. A inflamação que ocorre nos pulmões acontece também em outras partes do organismo como por exemplo o coração, e por isso atualmente a DPOC também é considerada uma doença sistêmica.
Também afeta outros animais, especialmente cavalos expostos a feno com fungos e cachorros e gatos expostos a cigarro e fumaça por muitos anos.
1 Causas
1.1 Fatores de risco
1.2 Fisiopatologia
2 Sinais e sintomas
3 Diagnóstico
4 Epidemiologia
5 Tratamento
6 Comorbidades
7 Referências
Causas
Uma rede elástica distendida sobre a superfície finita pode oferecer uma bidimensional modelo útil para compreender as conseqüências pura mecânica de ruptura septal. Em vermelho é o espaço extra da cavidade novo após a ruptura septal devido ao recolhimento elástico pulmonar re-arranjo, necessariamente, às expensas do espaço das malhas saudável circundante (alvéolos)
As principais causas de enfisema são
Tabagismo e cigarros de maconha(cerca de 80 a 90% dos pacientes com enfisema foram ou são fumantes)
Exposição a gases tóxicos no local de trabalho (cerca de 10 a 20% dos casos) 6
Genética (responsável por 1 a 5% dos casos)
Fatores de risco
Fatores que aumentam a chance de desenvolver enfisema incluem8 :
Poluição do ar;
Má nutrição;
Infecções respiratórias;
Histórico familiar de DPOC;
Baixa temperatura.
Fisiopatologia
A lesão das paredes dos alvéolos dão uma aparência bolhosa ao pulmão e as toxinas dão aparência acinzentada.
O enfisema é caracterizado pela perda da elasticidade do tecido pulmonar, destruição dos alvéolos e seus capilares. Conforme os danos aumentam,