Disturbios respiratorios
Profª. Silvia Manfrin Alves Correia.
Anatomia do Sistema Respiratório
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares.
Função do Sistema Respiratório
Respiração: característica básica dos seres vivos; Consiste na absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico resultante das oxidações celulares; Troca de gases: O sangue é o elemento intermediário entre células do organismo e o meio.
Sistema Respiratório
Trato respiratório Superior
Nariz Boca Faringe Laringe
Faringe
Tubo muscular associado a dois sistemas, respiratório e digestivo, situando-se posteriormente à cavidade nasal, bucal e à laringe. parte nasal: superior, que se comunica com a cavidade nasal. parte bucal: média, que se comunica com a cavidade bucal propriamente dita por uma abertura denominada istmo da garganta. parte laríngea: inferior, situada posteriormente à laringe e continuada diretamente pelo esôfago. Função: canal comum para a passagem do alimento ingerido e do ar inspirado.
Laringe
Órgão tubular, situado no plano mediano e anterior do pescoço que, além de via aerífera, é órgão de fonação (produção de som). Localiza-se anteriormente à faringe e é continuada pela traquéia. Esqueleto: cartilaginoso. cartilagens tireóide, cricóide, aritenóide e epiglótica.
Traquéia e Brônquios
Traquéia: estrutura cilindróide constituída por uma série de anéis cartilagíneos incompletos, sobrepostos e ligados entre si pelos ligamentos anulares. A parede posterior é desprovida de cartilagem, apresentando musculatura lisa. Brônquios: a traquéia divide-se nos 2 brônquios principais, direito e esquerdo: brônquios principais (primeira ordem) brônquios lobares ou secundários (segunda ordem) brônquios segmentares (terceira ordem) segmentos broncopulmorares alvéolos