Energéticos.
Juliana de Lima Nunes
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora: Evelize.
Santiago,
25 de novembro de 2014.
- Quais os benefícios do energético?
— aumento da temperatura corporal e queima de gordura: os nutrientes que compõem essas bebidas são eficazes para deixar o corpo dos praticantes de exercícios físicos em forma;
— cafeína: tem função estimulante e ajudam a enfrentar a maratona exaustiva do dia a dia;
— taurina: potencializa o efeito estimulante da cafeína;
— carboidratos e vitaminas do complexo B: aceleram o metabolismo.
- Que danos os energéticos podem causar ao organismo?
Quando consumidas em excesso, as substâncias estimulantes causam ansiedade, agitação, cefaleia e, em alguns casos, apresentam grau de toxidade questionável, como a taurina e a glucoronolactona. "São substâncias que alteram o funcionamento de nosso organismo de forma brusca, por isso devem ser ingeridas com moderação e certa cautela", diz Zogaib.
- Quando deveria ser tomado o energético?
Às bebidas energéticas devem ser ingeridas esporadicamente, quando a pessoa estiver muito sonolenta ou cansada e precisar se manter alerta para uma atividade. Além disso, crianças não devem tomar energético, pois a quantidade de cafeína é muito alta.
- Que quantidade poderia ser tomada?
"Adultos, por exemplo, podem ingerir no máximo 2,5 miligramas de cafeína por quilo de peso", informa Santos. Isso significa que uma mulher de 60 quilos precisaria parar nos 150 miligramas. "Acontece que, nos energéticos, a quantidade de cafeína varia de 80 até 500 miligramas", avisa a cardiologista Luciana Janot Matos, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.