Lavagem a Seco, benéfica ou prejudicial
Como surgiu a lavagem a seco? Quando um combustível comumente utilizado em lamparinas, o canfeno foi derrubado acidentalmente por uma empregada do alfaiate de Paris Jolly Belin, em uma toalha de mesa a qual ficou mais limpa, a partir daí começou – se a realizar testes com vestuários do alfaiate. O canfeno podia substituir a água sem perdas nas características da roupa. A partir daí esse novo método passou a ser chamado de lavagem a seco.
Qual a diferença entre a lavagem a seco e a lavagem normal? Na lavagem a seco utiliza-se um fluido ou solvente não aquoso, porém não deixando de ser um liquido o qual evapora no final do processo. Algo interessante é que a lavagem a seco não se restringe apenas a lavar roupas, podendo ser utilizada também em carros, estofados, e até mesmo de cabelos ou em pó não utilizando assim água em sua formulação.
A lavagem a seco pode resultar em um aumento na vida útil dos tecidos, pois evita o encolhimento, e também na manutenção das cores das roupas através de um número menor na dissolução dos corantes nos solventes utilizados. Ainda pode – se destacar que o processo de lavar a seco pode restaurar a aparência de roupa nova. A lavagem a seco resume – se em três etapas, onde a primeira é utilizar o solvente para dissolver e dispersar a sujeira do tecido; na segunda etapa remove – se o solvente e a sujeira do tanque de lavagem; e na terceira através do processo de destilação o solvente é removido possibilitando a sua reutilização.
Assuntos globais como a poluição da atmosfera, do solo, rios, aquecimento global, tais assuntos são tratados em diversos livros, porém de uma forma mais global. Procurando diferenciar destes assuntos, pode – se desenvolver com os alunos um trabalho com a lavagem a seco, aonde os professores não vão apenas focar no processo da lavagem, mas também as etapas do desenvolvimento de um determinado produto, sua história, problemas técnicos e de mercado, e procurando assim meios de não